Gestão da Segurança

Como aplicar a Matriz de Avaliação de Risco

A Matriz de Avaliação de Risco é uma importante ferramenta para avaliar o nível de risco dos perigos e riscos de acordo com a realidade da empresa e priorizar as ações para um determinado fator de risco.

Ela também pode ser usada na reavaliação dos riscos a fim de identificar se o nível de risco está diminuindo ou aumentando conforme as medidas implementadas, visando a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Uma das formas mais simples de avaliar o risco oriundo de um perigo é aquela determinada pela estimativa da Severidade do perigo e da probabilidade que este venha a ocorrer.

Combinação entre Severidade x Probabilidade

O novo texto da NR-1 diz o seguinte:

“1.5.4.4.2 Para cada risco deve ser indicado o nível de risco ocupacional, determinado pela combinação da severidade das possíveis lesões ou agravos à saúde com a probabilidade ou chance de sua ocorrência.”

Esta combinação da probabilidade de ocorrer lesão ou agravo à saúde causado por um evento perigoso, exposição à agente nocivo ou exigência da atividade de trabalho e da severidade dessa lesão ou agravo à saúde pode ser demonstrada por meio de uma Matriz de Avaliação de Risco ou por fórmulas matemáticas.

Sendo assim, não há uma regra fixa para se estabelecer uma Avaliação de Risco. A Matriz de Risco pode ser uma delas e deve levar em consideração vários fatores ligados à severidade, como:
a) as partes do corpo que podem ser afetadas;
b) a natureza do dano, desde o levemente prejudicial ao extremamente prejudicial;

Deve-se também considerar outros fatores ligados à probabilidade como:
a) o número de pessoas expostas;
b) a frequência e duração da exposição ao perigo;
c) a falha de utilidades, como eletricidade e água;
d) a falha de componentes da planta e de máquinas e de dispositivos de segurança;
e) a exposição aos elementos;
f) a proteção proporcionada pelos equipamentos de proteção individual e a taxa de uso desses equipamentos;
g) atos inseguros (erros não intencionais ou violações intencionais de procedimentos) cometidos por pessoas.

Cada empresa deve estabelecer a melhor a estratégia de avaliação dos riscos de acordo com sua atividade, complexidade, recursos humanos e materiais disponíveis. O foco principal é que esta Matriz ou Fórmula permita classificar o risco em termos da sua importância para a prevenção.

Observação importante!

Os critérios e procedimentos de avaliação de riscos devem ser definidos previamente, observando-se o disposto nas Normas Regulamentadoras vigentes. Além, é claro, de levar em conta o cenário real existente ou futuro, assegurando saúde de forma proativa.

É fundamental que esta Matriz esteja incluída na documentação do GRO e dentro de um Sistema Informatizado de Gestão, que permita sua reavaliação constante e o gerenciamento dos Riscos.

Matriz de Avaliação de Risco proposto no IndexMed

A plataforma IndexMed permite a classificação do risco em 5 níveis (Irrelevante, Baixo, Médio, Alto, Crítico) e permite que o cliente utilize a metodologia que preferir para definir estes níveis, mas oferecemos aqui como proposta dois modelos de Matriz de Avaliação de Risco, que auxilia na análise do risco. O primeiro formato da matriz segue o padrão 4×4, conforme a sugestão de alguns clientes.

Segue modelo abaixo:

Matriz de avaliação de risco 4x4

O segundo modelo tem um quadro de classificação 5x5:

Matriz de avaliação de risco 5x5

Importante: É de total responsabilidade do cliente, parametrizar e embasar tecnicamente o preenchimento da matriz de risco utilizada, pois o IndexMed não fornecerá a descrição metodológica no PPRA, visto que cada cliente possui particularidades no ato de avaliar o nível de risco. Além disso, o entendimento de severidade e probabilidade citado no texto foi redigido com o apoio de nossa consultoria técnica em SST.

Voltar

Está com dúvidas ou gostaria de falar conosco ?

Solicitar um contato
Indexmed

Indexmed ® - Todos os direitos reservados

PrivacidadeTermos de uso

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Aviso de Privacidade.