Gestão da Saúde

Como Informar exame e avaliação clínica (ASO) já realizado



O registro de avaliações clínicas (ASOs) e exames complementares que já ocorreram, pode ser realizado pelo menu Gestão da Saúde > Informar exames.

Atenção: antes de registrar o ASO, se o médico examinador que consta no ASO não estiver cadastrado como profissional da saúde, será necessário cadastrá-lo, se não sabe como fazer clique aqui para acessar este tutorial . E (se a empresa não for desobrigada de ter um PCMSO), para que o ASO seja válido, é necessário que haja médico responsável pelo PCMSO da unidade na qual o colaborador que realizou o exame está alocado, clique aqui para ver como gerenciar médicos responsáveis.

1° passo: Selecione o(a) colaborador(a)

Após a tela carregar, você deve realizar o 1° Passo, selecione o(a) funcionário(a) que realizou o exame. Você pode buscar na base de cada cliente, por nome de funcionário(a) ou fazer uma busca com mais critérios clicando em Busca Avançada . Informe os critérios da busca para encontrar o profissional e clique em Buscar. O(s) colaborador(es) serão exibidos, para ir para o próximo passo Selecione o(a) colaborador(a).

2° passo: Exames e riscos do ASO

Nesse passo informe o tipo de Avaliação Clínica, os exames complementares e os riscos que devem constar no ASO. Clique no tipo de avaliação clínica, se não estiver registrando avaliação clínica (ASO), pode escolher a função Somente Complementar. Após escolher o tipo de avaliação, você pode carregar os exames complementares do PCMSO e os riscos do PGR para agilizar o processo de preenchimento.

A função de carregar os exames e riscos do PCMSO e PGR existe para agilizar o processo de registro dos exames, porém é necessário que compare os dados carregados pelo sistema e o que está registrado no ASO que está registrando. Nem sempre o cenário das configurações do momento do cadastro são os mesmos que existiam quando o colaborador realizou o exame. Nesse processo a informação válida é a do ASO que está sendo cadastrado.

Caso queira incluir exames complementares ou remover algum que foi carregado, clique em Informar exames complementares e busque o exame que gostaria de incluir pelo nome ou código do eSocial. Clique nos exames que deseja incluir e eles aparecerão na lista de Exames Complementares selecionados (se quiser remover clique no exame que já estiver nesta lista e ele é removido).

Para incluir riscos ocupacionais ou remover algum que foi carregado, clique em Informar risco no ASO e busque o agente nocivo pelo nome ou código do eSocial. Clique nos agentes nocivos que deseja incluir e eles aparecerão na lista de Agentes nocivos informados (se quiser remover clique no agente nocivo que já estiver nesta lista e ele é removido).

3° passo: Local e médico examinador

Nesse passo você pode escolher um dos ambulatórios/clínicas cadastradas em sua assinatura ou definir que esta realização será vinculada ao Histórico de Exames, sem referência de local. Selecione onde quer registrar o exame e clique em Escolher (se houver apenas o histórico como opção, a própria tela escolherá o Histórico automaticamente).

Agora informe o resultado da avaliação clínica e dos exames, o médico examinador (no caso da avaliação clínica) e a data da realização dos exames. Ao terminar de preencher as informações clique em Confirmar

Pronto! Se a avaliação/exame foi salva com sucesso, a tela te avisará e a informação já estará disponível na ficha do colaborador para cálculo do vencimento dos exames e relatório anual. E o evento do ASO (se houver avaliação clínica) também já estará disponível no módulo do eSocial.

Cancelamento de exames registrados com erro

Caso tenha registrado de forma equivocada uma Avaliação/Exame (e ainda não tenha incluído o evento S-2220 relativo à este exame em um lote de envio para o eSocial), você pode cancelar o registro para registrar novamente com os dados corretos. Exames cancelados não aparecem em nenhum indicador, tela ou relatório. Para realizar essa ação, acesse o menu Gestão da Saúde > Histórico de Exames, encontre o exame pelos filtros oferecidos e clique no botão Cancelar que aparece na lista de exames encontrados na busca.

Voltar

Está com dúvidas ou gostaria de falar conosco ?

Solicitar um contato
Indexmed

Indexmed ® - Todos os direitos reservados

PrivacidadeTermos de uso

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Aviso de Privacidade.