Certificado digital

Como cadastrar um Certificado Digital

O certificado digital garante a segurança dos processos de troca de informação entre os aplicativos e o software do eSocial e também pode ser usado para assinar alguns tipos de documentos na plataforma. Para cadastrar um certificado digital, acesse o menu Certificado Digital.

Porém antes de começar o cadastro é importante saber que o certificado utilizado na plataforma IndexMed é do tipo A1 (eCPF ou eCNPJ), em arquivo do formato .pfx. Se você ainda não gerou seu arquivo .pfx, clique aqui para aprender a realizar esta ação antes de continuar. A partir daqui neste tutorial, você já precisará ter o arquivo .pfx

Após a tela carregar, serão exibidos os certificados cadastrados.

Para o cadastro, clique no botão + Cadastrar Certificado e informe os seguintes campos:

  • Nome/Referência: Um nome que te ajude a reconhecer o certificado depois. Pode ser o nome da empresa ou empregador.
  • Tipo de certificado: Informe se é um certificado do tipo eCPF ou eCNPJ
    • Se for eCNPJ, informe o número do CNPJ
    • Se for eCPF, informe o número do CPF

  • Arquivo: Nesse campo você fará o upload do arquivo .pfx. Se você ainda não gerou seu arquivo .pfx, clique aqui para aprender a gerar .
  • Senha do arquivo PFX: Informe a senha que criou ao gerar o seu arquivo .pfx.

  • Após informar a senha, clique em validar para checarmos se a senha confere e a validade do certificado.
  •  Permitir edição ou exclusão deste certificado por outro usuário da assinatura: Determine se este certificado é aberto para que outros usuários da assinatura façam edições e inclusões/exclusões de vínculos com empresas, ou utilizem o certificado para assinar documentos.
  • Na próxima etapa é possível definir quais são as funcionalidades que estarão liberadas para o certificado: 
  • Transmissão de eventos do eSocial: Se quiser permitir que o certificado seja usado para assinar lotes de eventos que serão enviados ao eSocial, então escolha a opção "Sim" e defina as:lecione e inclua as Empresas que este certificado está autorizado (seja diretamente pelo eCNPJ ou através de procuração eletrônica) a enviar os eventos para o eSocial
    • Empresas vinculadas ao Certificado : Selecione e inclua as Empresas que este certificado está autorizado (seja diretamente pelo eCNPJ ou através de procuração eletrônica) a enviar os eventos para o eSocial
      • Clique em + Incluir Empresa escolha o Grupo, selecione as empresas do Grupo e clique em + Incluir selecionadas. Repita este processo para todas as empresas/empregadores que quiser vincular a este certificado;
  • Assinatura eletrônica de documento: Se quiser utilizar o certificado para assinar documentos gerados em formato PDF na plataforma, então escolha a opção "Sim". Ao escolher a opção "Sim", opcionalmente poderá definir uma imagem padrão para ser colocada no espaço no qual é esperado uma assinatura física (manuscrita).

Salve o Certificado, pronto. Se incluiu a funcionalidade de "Transmissão de eventos", quando for realizado o envio de um lote de eventos do eSocial para estas empresas, as transmissões serão assinadas por esse certificado. Atenha-se à validade do certificado, o eSocial não aceita certificados com a validade expirada. Se incluiu a opção de "Assinatura eletrônica de documento", quando for gerar documentos que permitem assinatura eletrônica e escolher o formato PDF, o sistema exibirá na tela da geração a lista de certificados que pode escolher para assinar digitalmente. 

Voltar

Está com dúvidas ou gostaria de falar conosco ?

Solicitar um contato
Indexmed

Indexmed ® - Todos os direitos reservados

PrivacidadeTermos de uso

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Aviso de Privacidade.