Mercado Saúde e Segurança

Departamento Pessoal: tudo que você precisa saber sobre o setor e como otimizar a gestão do DP

18 de Maio de 2023

Departamento Pessoal: tudo que você precisa saber sobre o setor e como otimizar a gestão do DP

 

O que é o Departamento Pessoal?

O Departamento Pessoal (DP) é o setor de uma empresa responsável pela gestão de pessoas. São atribuições do DP gerenciar as admissões e demissões, folha de pagamento, gestão do eSocial, atestados e afastamentos, férias, benefícios, entre outras atividades.

O principal objetivo do Departamento Pessoal é cumprir a legislação e as normas trabalhistas que estão em vigor. O DP também é encarregado das questões burocráticas relacionadas aos colaboradores, garantindo a correta emissão e gerenciamento dos documentos para o governo.

O Departamento Pessoal é fundamental para manter uma boa qualidade dos processos dentro de uma organização, e é fundamental para que as empresas sigam as diretrizes.

De modo geral, os profissionais desse setor, assumem as tarefas mais burocráticas para garantir o cumprimento de leis, normas e a relação ética entre a empresa e os colaboradores.

No Brasil, o Departamento Pessoal também se tornou um setor especializado para as tratativas relacionadas à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

Outras atividades também estão presentes no DP, como emitir relatórios explorando os índices de rotatividade (turnover) e absenteísmo.

 

O impacto do eSocial no setor de Departamento Pessoal

O eSocial é um sistema do governo que centraliza as informações dos colaboradores de uma empresa em uma só ferramenta, com o objetivo de facilitar a rotina deste setor.

Quem trabalha no Departamento Pessoal precisou se adaptar e entender como funciona o sistema do eSocial, pois se tornou obrigatório a transmissão das informações para a plataforma do Governo. 

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), por exemplo, é um documento que precisa ser transmitido para o eSocial, portanto, obrigatoriamente esse e outros documentos passaram a ser transmitidos digitalmente para o governo nos últimos anos.

Se você precisa de uma ferramenta para gerar os documentos e transmitir os eventos, acesse agora a plataforma Indexmed e comece a utilizar gratuitamente os recursos.

Começar agora!

A importância do Departamento Pessoal para uma empresa

O Departamento Pessoal é responsável pelo processo burocrático relacionado às leis trabalhistas, fazendo com que as regras sejam cumpridas dentro da organização, evitando onerosos passivos trabalhistas.

O profissional de DP administra um grande volume de documentos, acompanhando os registros dos colaboradores e enviando os documentos obrigatórios para o sistema do governo.

O DP também media o contato da empresa com diversos órgãos públicos, emitindo guias e declarações obrigatórias. Dessa forma, umas das responsabilidades dos profissionais desse setor, também é a de evitar um eventual processo trabalhista para a companhia.

Principais funções exercidas pelo profissional do Departamento Pessoal

  • Assegurar o registro de todos os dados necessários dos funcionários na folha de pagamento, como remuneração, faltas, atrasos e contribuições previdenciárias;

  • Monitorar o cumprimento da jornada de trabalho dos funcionários;

  • Realizar a gestão de ponto dos colaboradores da empresa;

  • Contratar novos colaboradores para a empresa e administrar os documentos necessários para a admissão destas;

  • Garantir que a empresa cumpra suas obrigações trabalhistas e fiscais, monitorando os prazos e cumprindo todas as normas vigentes;

  • Calcular o salário e benefícios de cada colaborador;

  • Realizar a gestão de férias, benefícios, licenças e afastamentos dos funcionários.

 

Diferença entre o Departamento Pessoal e Recursos Humanos

É comum confundir as atribuições do departamento pessoal com recursos humanos. São setores complementares, porém possuem algumas diferenças.

O Departamento Pessoal cuida de questões administrativas e operacionais como admissão, pagamentos de salários, gestão de ponto e afastamento de funcionários, Além disso, o profissional desse setor tende a cuidar mais das questões burocráticas dentro das organizações, atrelado a rotinas, regras e legislações. 

Já o setor de recursos humanos trata mais de assuntos relacionados a capacitação e treinamento, retenção de talento e performance de equipe, além de que o profissional desse setor também deve ser capaz de identificar as necessidades dos colaboradores.

Portanto, enquanto o departamento pessoal tem suas funções mais atreladas a atividades burocráticas e administrativas relacionadas aos funcionários, o setor de recursos humanos tem uma atuação mais estratégica, focada na gestão de pessoas.

 

Como a tecnologia mudou a rotina do setor de Departamento Pessoal

Com o avanço da tecnologia, as rotinas dos profissionais do setor passaram a ser realizadas através de softwares, com a capacidade de agilizar e facilitar o gerenciamento das atividades.

Para o setor de Departamento Pessoal, a tecnologia veio para ajudar na execução das tarefas, reduzir os erros, aumentar a eficiência dos processos e armazenar informações que possam ser consultadas de maneira facilitada e rápida.

A integração dos softwares, gerenciamento em nuvem e a digitalização dos documentos, também contribuíram para tornar os processos de DP mais seguros e eficientes.

Diante desse avanço, o próprio Governo brasileiro, lançou o sistema do eSocial para auxiliar o setor de DP, armazenando e centralizando as informações relacionadas aos documentos de saúde e segurança do trabalho em um só lugar.

 

Como a plataforma Indexmed pode auxiliar o setor de departamento pessoal

Diante das várias responsabilidades do setor de departamento pessoal, o gerenciamento e transmissão dos documentos de saúde e segurança do trabalho (SST), podem fazer parte da rotina desses profissionais.

A Indexmed além de possuir uma plataforma intuitiva de fácil usabilidade, também possui vídeos tutoriais e suporte completo para tirar as dúvidas. 

Os eventos obrigatórios de SST podem ser gerados e transmitidos dentro da plataforma, são estes:

  • S-2220 Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)

  • S-2240 Condições Ambientais do Trabalho (Fatores de Risco)

  • S-2210 Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

Além disso, a plataforma também oferece outros recursos para ajudar na gestão da saúde ocupacional, como:

  • Gestão da saúde (Cadastro do PCMSO, Controle de vencimentos de exames com avisos);

  • Gestão dos riscos ocupacionais;

  • Geração de Documentos (PPRA, PCMSO, PGR, PGRTR, LTCAT, Inventário de Riscos, Plano de ação);

  • Gestão de clínica própria/parceiras (Agendamentos, guias e atendimento);

  • ArquivoMed® - Guarda eletrônica de documentos.

Cadastre-se agora na plataforma Indexmed e comece a utilizar recursos que vão descomplicar sua gestão de SST.

Comece a usar agora!

Voltar

Acompanhe as novidades

Inscreva-se para saber o que há de novo no aplicativo.

Seus dados estão seguros

Categorias de notícias

App IndexMed eSocial Mercado Saúde e Segurança

Conheça o aplicativo

Site Soluções Contato Seja um Prestador WhatsApp

Indexmed ® - Todos os direitos reservados

PrivacidadeTermos de uso

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.