Mercado Saúde e Segurança

Dia 03 de junho: dia do profissional de Recursos Humanos

2 de Junho de 2023

Dia 03 de junho: dia do profissional de Recursos Humanos

No dia 03 de junho é comemorado o dia do profissional de Recursos Humanos, data criada em 1976, quando foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas.

Diversos países adotaram a data como o Dia Internacional do Profissional de RH. No Brasil foi criado a Associação Paulista de Administração Pessoal, que é hoje a Administração Brasileira de Recursos Humanos - ABRH, uma associação sem fins lucrativos que promove as melhores práticas em recursos humanos e gestão de pessoas.

A data de 03 de junho serve para lembrar da importância desses profissionais, indispensáveis à rotina das empresas. Além de tarefas estratégicas para a gestão de pessoas, também lida com tarefas burocráticas.

O profissional de RH, é responsável por atividades como recrutamento e seleção, treinamento de colaboradores, gerenciamento de contratos de trabalho, avaliação de desempenho e feedbacks aos colaboradores, entre outras atuações.

Quando surgiu o setor de Recursos Humanos?

O setor de RH surgiu com a primeira revolução industrial, onde o profissional se limitava a garantir o cumprimento das decisões dos patrões.

Com a evolução do trabalho e a chegada de leis trabalhistas, houveram diversas mudanças na posição da sociedade diante do trabalho, e os profissionais de RH passaram a assumir também a responsabilidade de zelar por boas práticas no ambiente de trabalho, se preocupando também com o bem-estar físico e mental de cada colaborador.

Nos dias atuais, o profissional de RH exerce diversas funções dentro de uma empresa, relacionado a gestão de pessoas. Diante disso, surgiram diversas ferramentas para auxiliar esses profissionais, que muitas vezes têm de lidar com uma grande carga de documentos e responsabilidades.

A plataforma Indexmed surgiu com o intuito de descomplicar a gestão da saúde ocupacional, auxiliando os profissionais da área a gerenciar temas relacionados à saúde e segurança do trabalho.

Se você é um profissional da área de Recursos Humanos, clique no botão abaixo e comece a utilizar gratuitamente uma ferramenta para te ajudar na gestão do dia a dia. Envie documentos de SST para o eSocial, encontre clínicas parceiras, contrate serviços, faça o controle de documentos e muito mais.

Começar agora!

A importância do setor de RH para as empresas

Além de garantir que todos os processos trabalhistas sejam realizados dentro das normas legais, o profissional também administra a parte burocrática, admissão, demissão e o controle da jornada de trabalho dos colaboradores.

Toda empresa depende do bom desempenho de seus colaboradores para evoluir e crescer, e o profissional de Recursos Humanos é quem irá dar auxílio a estes funcionários.

Uma organização precisa dos serviços de Recursos Humanos, independente do tamanho da empresa, pois sempre será necessário contar com o apoio de pessoas e colaboradores para que todo e qualquer negócio cresça.

Principais atividades do profissional de Recursos Humanos

1. Recrutamento e seleção

Encontrar profissionais qualificados para exercer as atividades do negócio é fundamental para o crescimento de toda empresa.

O setor de RH está no processo de recrutamento e seleção, que envolve um conjunto de atividades que visa encontrar as pessoas mais adequadas para preencher as vagas disponíveis na organização.

O processo de contratar um novo colaborador para empresa é muito importante, pois uma má contratação pode afetar a rotina da organização, as relações interpessoais, e envolver custos não previstos para a empresa.

Contratar errado pode custar caro, por isso, é importante que o profissional que realiza essa operação, possua habilidades para avaliar os candidatos. Os profissionais de RH são especialistas quando o assunto é recrutamento e seleção.

2. Gerenciamento de performance

Mensurar o desempenho dos colaboradores da empresa é essencial para a gestão de talentos.

Além dos conhecimentos técnicos e formação de cada um, hoje o profissional também é avaliado por suas entregas, perfil comportamental, contribuição estratégica, entre outros.

Nesse sentido, o setor de RH é um grande aliado das lideranças, já que possui dados específicos de cada colaborador que pode agregar para a avaliação geral.

3. Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento são ações que servem para aprimorar e capacitar as habilidades dos colaboradores.

É evidente a importância para a empresa, uma vez que profissionais mais capacitados serão mais produtivos. Nos dias atuais os negócios estão mudando e aprendendo frequentemente com um mercado dinâmico, que se renova dia a dia.

Com novas soluções e ferramentas que surgem a todo momento, é necessário preparar a equipe através de treinamentos. Nesse sentido, os profissionais de RH podem assumir a linha de frente no acompanhamento dos treinamentos.

O desenvolvimento de pessoas focaliza em geral, os cargos a serem ocupados futuramente na empresa dentro da organização, com novas habilidades e competências que serão requeridas, podendo ser necessário a ajuda do profissional de Recursos Humanos para realizar esta ação.

4. Política de benefícios

A política de benefícios é o documento que estabelece a concessão dos benefícios corporativos. Esses benefícios podem ser grandes atrativos para atrair novos colaboradores e também pode contribuir para reter talentos na empresa. 

Algumas políticas de benefícios são definidas por lei, como auxílio transporte ou licença maternidade e paternidade. Entretanto, possuir propostas com benefícios adicionais é um diferencial para a empresa.

A política pode ser a mesma para todas as posições e departamentos ou podem possuir diferenças entre elas conforme o cargo ou posição. As políticas de benefícios podem ser reavaliados periodicamente para melhorar os resultados desejados, como aumento de produtividade, maior engajamento e melhora no clima organizacional.

5. Controle da jornada de trabalho

A jornada de trabalho define o tempo que será dedicado pelos profissionais à empresa e faz parte do dia a dia das organizações.

Na empresa, a responsabilidade de fiscalizar o controle de jornada dos colaboradores pode passar pelo RH. Assim, o profissional de relações humanas deve estar atento a questões como horas extras, atrasos ou faltas, e deve verificar junto ao seu gestor possíveis problemas relacionados a essa questão.

Para a jornada de trabalhadores CLT, é descrito como obrigatório o controle de ponto, para todas as empresas que contam com mais de 20 colaboradores registrados em um mesmo CNPJ.

Cada empresa pode avaliar e recolher o melhor modelo para realizar o controle da jornada de trabalho, se adaptando às necessidades e objetivos da empresa.

6. Folha de pagamento

A folha de pagamento se trata da remuneração dos colaboradores da empresa.

A área de Recursos Humanos está diretamente ligada com esta atividade, e é essencial entender todas as regras, levando em consideração os descontos e recebimentos de cada documentação.

Todo funcionário contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) precisa ter sua folha elaborada mensalmente. A base de cálculo do salário é baseada na jornada de trabalho, adicionais e benefícios.

O cálculo da folha de pagamento exige que o gestor responsável ou o profissional de RH tenha conhecimento das obrigações trabalhistas.

7. Plano de carreira

Trabalhar em uma empresa que oferece uma perspectiva de crescimento através do plano de carreira é um grande diferencial na hora de recrutar novos talentos.

Muitos profissionais podem acabar desmotivados em determinada organização por não possuírem perspectivas do seu futuro dentro daquela empresa. A desmotivação pode fazer com que o profissional diminua seu rendimento e gere resultados cada vez piores.

Por conta disso, o profissional de RH pode preparar um documento onde será descrito o plano de carreira. Esse documento deve identificar quais são os passos e atribuições que um colaborador precisa cumprir para evoluir em sua carreira na empresa.

O plano de carreira não é benéfico apenas para a organização e seus colaboradores, mas também para novos talentos que serão recrutados.

8. Cargos e salários

O setor de Recursos Humanos também poderá se responsabilizar na hora de definir os cargos e salários da empresa.

Parte desse processo, passa pela avaliação da necessidade de um novo colaborador para acelerar as atividades em determinado setor. Tudo isso passa também pelo cargo que a empresa irá oferecer.

Isso demanda pesquisa de mercado, avaliar o salário que está sendo pago para determinado cargo de maneira que a vaga aberta na empresa seja competitiva para atrair profissionais qualificados.

Principais indicadores de Recursos Humanos

Absenteísmo

O absenteísmo é a ausência ou falta de pontualidade dos colaboradores em um determinado período, independente da motivação da ausência.

Toda empresa possui taxas de absenteísmo, onde existe um índice tolerável e que não afetará os resultados da empresa.

O profissional de Recursos Humanos deverá monitorar e controlar para que as taxas não se tornem prejudiciais e tragam prejuízos para a empresa.

Clima Organizacional

O clima organizacional estabelece a diretriz da empresa com relação ao comportamento dos colaboradores da empresa.

Isso significa que o clima deve refletir os objetivos da empresa, mostrar a visão e os valores da companhia.

O setor de RH é uma área que está sempre inovando e trazendo soluções práticas e mais eficientes. Dessa forma, é também responsável por cuidar do clima organizacional.

Comunicação Interna

Os colaboradores devem estar sempre informados sobre os acontecimentos da empresa.

Essa relação deverá ser estabelecida com uma boa comunicação, pois se feita de maneira desorganizada, pode gerar funcionários descomprometidos ou perdidos em relação às suas atividades na organização.

O setor de RH pode, por exemplo, realizar pesquisas internas com os funcionários, verificando críticas, necessidades ou elogios por parte dos colaboradores.

Turnover

O Turnover é o índice de rotatividade de pessoas em uma organização. Isso representa o fluxo de entrada e saída de novos colaboradores em uma empresa.

O percentual é calculado com base nos números de desligamento e de admissão de novos funcionários, onde deve ser considerado se a saída do colaborador foi por decisão própria, transferência, final de contrato, demissão ou até mesmo aposentadoria.

Quando a taxa de turnover for muito alta, é indicativo de problemas de gestão na organização.

Recursos Humanos e o mercado de trabalho

O profissional de Recursos Humanos é necessário para praticamente todas as empresas. Suas funções podem variar, dependendo do tamanho da empresa. O profissional poderá exercer uma função generalista em uma empresa menor, ou se especializar em uma área, onde se dedicará a maior parte do seu tempo em uma atividade específica.

Abaixo listamos algumas possibilidades que o profissional de Recursos Humanos, com suas habilidades e experiência, poderá exercer.

  • Assistente de recursos humanos;

  • Analista de cargos ou salários;

  • Analista de desenvolvimento humano;

  • Analista de treinamento e capacitação

  • Auxiliar de departamento pessoal;

  • Auxiliar de recrutamento e seleção;

  • Bussiness Partner;

  • Consultor de recursos humanos;

  • Coordenador, Gerente ou Diretor de recursos humanos

  • Headhunter.

O futuro do setor de Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos é uma área em constante evolução e de grande importância para todas as empresas.

A área passou por grandes transformações nos últimos anos, assim como o sistema de gerenciamento da Saúde e Segurança do Trabalho, que muitas vezes envolvem os profissionais do setor de RH.

Uma dessas mudanças foi a digitalização dos processos e a atualização do sistema do governo, passando a adotar o eSocial para o gerenciamento dos eventos de SST, como a CAT, o ASO e o gerenciamento de riscos.

A Indexmed se dedicou a criar uma plataforma acessível e de fácil aprendizado, de maneira que os profissionais de RH de todos os níveis de experiência pudessem utilizá-la, desde as ferramentas básicas mais simples até para um gerenciamento mais completo da SST.

Se você ainda não conhece o software de gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, acesse agora mesmo:

Soluções Indexmed

 

Voltar

Acompanhe as novidades

Inscreva-se para saber o que há de novo no aplicativo.

Seus dados estão seguros

Categorias de notícias

App IndexMed eSocial Mercado Saúde e Segurança

Conheça o aplicativo

Site Soluções Contato Seja um Prestador WhatsApp

Indexmed ® - Todos os direitos reservados

PrivacidadeTermos de uso

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.