Mercado Saúde e Segurança

Dia 27 de julho: dia nacional da prevenção de acidentes do trabalho

1 de Fevereiro de 2024

Dia 27 de julho: dia nacional da prevenção de acidentes do trabalho

O dia 27 de julho é marcado como o dia nacional da prevenção de acidentes de trabalho, que tem como objetivo, conscientizar empresas e trabalhadores sobre a importância do tema.

As portarias publicadas do Ministério do Trabalho, instituíram a obrigatoriedade de serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em empresas com um ou mais empregados, e foram publicados no dia 27 de julho de 1972. Desde então, essa data é marcada pela prevenção de acidentes no trabalho.

Acidentes no Trabalho

O Acidente de Trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho ou do local de trabalho e residência, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, originando perda ou redução da capacidade para o trabalho.

Além disso, também pode ser equiparado com acidente de trabalho, aquela atividade que contribuiu diretamente para a redução ou perda da capacidade do trabalho, produzindo lesões ou doenças laborais.

Os acidentes de trabalho mais comuns são:

  • Quedas;

  • Choques contra objetos;

  • Choques elétricos;

  • Golpes provocados por ferramentas;

  • Fraturas;

  • Contusão e esmagamento;

Já as doenças relacionadas ao trabalho mais comuns são:

  • LER/Dort

  • Transtornos mentais

  • Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR)

  • Dermatose ocupacional

  • Pneumoconiose

  • Câncer ocupacional. 

A Prevenção de acidentes do trabalho

A prevenção de acidentes no trabalho é o principal objetivo da SST. Dessa forma, desenvolver ações preventivas para reduzir o número de acidentes no trabalho, deve fazer parte da gestão, prezando sempre pela saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Em todo caso, empresas que possuem colaboradores ativos precisarão realizar a gestão de seus profissionais, informando a plataforma do governo (eSocial) sobre todos os processos de SST e as informações pertinentes.

Documentos como CAT, PGR, controle de EPIs, Controle de Riscos, entre outros documentos, fazem parte da gestão de SST, e poderão ser gerados e transmitidos de maneira simples e segura, através da plataforma Indexmed.

Clique no botão abaixo para conhecer mais sobre o software de gestão de SST.

Começar agora!

Confira agora, algumas dicas de prevenção de acidentes no trabalho:

1. Mantenha o ambiente de trabalho limpo e organizado

Muitos acidentes ocorrem devido a desorganização do ambiente de trabalho. Um objeto interferindo no caminho obstruindo as áreas de circulação, ferramentas fora do local adequado, tudo isso, pode resultar em um ambiente que oferece mais risco.

O comprometimento por um local de trabalho organizado é de responsabilidade de todos os que ocupam aquele ambiente e é trabalho dos gestores reforçarem a importância de manter os locais limpos e organizados.

2. Exija o uso de EPIs

Toda empresa é obrigada a fornecer os equipamentos de proteção individual (EPI) para os trabalhadores.

Cada trabalho executado, exige equipamentos específicos para realização dos serviços. Dessa forma é muito importante ter os documentos de registro de entrega de EPIs para os colaboradores, de forma a garantir que todos tenham os equipamentos necessários.

Também é direito da empresa cobrar o uso dos EPIs e zelar pelo uso correto dos mesmos.

3. Realização de treinamentos

Muitos acidentes ocorrem por falta de cuidados e informação dos funcionários sobre todos os riscos ao realizar sua função.

Disponibilizar treinamentos, promover palestras e campanhas sobre a segurança no trabalho é uma das melhores formas de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes no trabalho.

4. Sinalização no ambiente de trabalho

Ter um local de trabalho bem sinalizado também é uma maneira eficiente de prevenir acidentes.

Placas de orientação, luzes e faixas de sinalização são formas eficientes de orientar os trabalhadores sobre os riscos existentes naquele local de trabalho, podendo também informar o uso correto de equipamentos e procedimentos, além de informar os riscos que o ambiente pode oferecer.

5. Conscientização dos trabalhadores

De acordo com dados estatísticos, um número elevado de acidentes de trabalho, ocorrem devido ao comportamento dos acidentados, que negligenciam os riscos que o local oferece.

Isso ocorre, devido a recusa do uso de EPIs, além do uso não adequado de máquinas e modo incorreto na hora de cumprir os procedimentos de segurança. Portanto, é importante que as empresas promovam ações para conscientizar o trabalhador dos riscos e garantir que todos os procedimentos sejam cumpridos da maneira correta.

6. Preze pela ergonomia

Oferecer ambientes de trabalho ergonomicamente adequados, além de aumentar a produtividade também colabora para evitar doenças ocupacionais que podem impactar a qualidade de vida dos trabalhadores.

 

A LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Doença Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), são as doenças laborais mais comuns, portanto prezar pela ergonomia tem um papel importante dentro das empresas para manter a saúde e bem-estar dos colaboradores.

7. Incentive a formação da CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma instituição que garante um ambiente de trabalho seguro com o menor risco de acidentes de trabalho.

A CIPA será composta por representantes do empregador e dos empregados. Dessa forma, a CIPA terá como função identificar os riscos do processo de trabalho, elaborar os mapas de riscos garantindo ações preventivas no local de trabalho.

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Os acidentes de trabalho podem ser causados por fatores naturais ou por negligência. É fundamental que sejam realizadas ações de prevenção a fim de diminuir os riscos no local de trabalho, principalmente no que se refere à conscientização.

Transformar o ambiente de trabalho em um local mais seguro e prevenir acidentes, é de responsabilidade dos empregadores e trabalhadores.

Voltar

Acompanhe as novidades

Inscreva-se para saber o que há de novo no aplicativo.

Seus dados estão seguros

Categorias de notícias

App IndexMed eSocial Mercado Saúde e Segurança

Conheça o aplicativo

Site Soluções Contato Seja um Prestador WhatsApp

Indexmed ® - Todos os direitos reservados

PrivacidadeTermos de uso

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.