Mercado Saúde e Segurança

Janeiro Branco: a importância da saúde mental no ambiente corporativo

1 de Fevereiro de 2024

Janeiro Branco: a importância da saúde mental no ambiente corporativo

O que é o Janeiro branco?

O Janeiro branco é uma campanha ao estilo Outubro Rosa e Novembro Azul, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

Por que Janeiro branco?

Janeiro é o primeiro mês do ano, que em termos simbólicos, é a época em que as pessoas estão mais propesas a mudanças, relacionado a questões sociais e profissionais. Nesse sentido, o mês adota o contexto de uma folha ou tela em branco, onde todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem suas próprias histórias de vida.

A saúde mental no trabalho

Os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo, segundo a Organização Mundial do Trabalho[KY1] . Estima-se que 15% dos adultos em idade produtiva tenham um transtorno mental em algum momento. A depressão e a ansiedade custam à economia global 1 bilião de dólares por ano, impulsionadas predominantemente pela perda de produtividade.As pessoas que vivem com problemas graves de saúde mental são, em grande parte, excluídas do trabalho.

Os transtornos mentais é um tema prioritário na agenda do Serviço de Saúde Ocupacional das empresas. Para o enfrentamento dos transtornos mentais nas Empresas, destacamos 3 frentes de atuação inicia: 1) Prevenção; 2) Diagnóstico precoce; 3) Promoção de local de trabalho que apoia a saúde mental e o bem-estar livre de estigma e preconceito.

1. Prevenção

A Prevenção consiste na identificação dos problemas geradoras do adoecimento relacionados com o trabalho através da gestão dos riscos psicossociais e nas intervenções organizacionais para remodelar as condições, culturas e relações de trabalho. Neste item, chamo a atenção para o estigma e o preconceito no local de trabalho que ameaçam o bem-estar, a produtividade e a saúde.

2. Diagnóstico Precoce

O diagnóstico precoce realizado no exame médico periódico oportuniza duas capturas: a identificação dos riscos psicossociais e na avaliação o adoecimento mental para inserção imediata na linha de cuidado de saúde mental.

3. Promoção do local de trabalho

Para promover ambiente livre de estigma e preconceito a NAMI – National Alliance on Mental Illness[k2]  traz quatro princípios chaves para impulsionar a mudança:

  1. Conhecer o impacto da saúde mental na sua empresa e compreender como a saúde mental afeta a sua empresa.
  2. Quebrar o silêncio que envolve o tema saúde mental e criar uma cultura e ambiente seguro para falar da doença. Com isso a Empresa demostra que as pessoas podem pedir ajuda.
  3. Oferecer tratamento acessível e regular para a continuidade e o sucesso do tratamento. Neste item ganhamos em acesso com soluções inovadoras e flexíveis com as Healthtec, possibilitando levar o cuidado ao maior número de pessoas.

 

Estamos na busca de constante conhecimento de melhores práticas frente aos desafios que a saúde mental e conseguir atuar nestas 3 frentes mostrará outros caminhos que ainda não conhecemos, mas precisamos desbravar.

Voltar

Acompanhe as novidades

Inscreva-se para saber o que há de novo no aplicativo.

Seus dados estão seguros

Categorias de notícias

App IndexMed eSocial Mercado Saúde e Segurança

Conheça o aplicativo

Site Soluções Contato Seja um Prestador WhatsApp

Indexmed ® - Todos os direitos reservados

PrivacidadeTermos de uso

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.